quinta-feira, 20 de novembro de 2008

AS 10 REGRAS DE SEGURANÇA EM KITESURF

1. APRENDER NUMA ESCOLA.

O kitesurf é um desporto que se pode tormar perigoso em determinadas situações normalmente provocadas por inexperiência , demasiada confiança, má avaliação das condições atmosféricas, ou por simples azar. Por estas razões é fundamental ter aulas com profissionais, e numa escola com elevada experiência de formação. No minimo cada aluno deverá ter 3 aulas de kitesurf ou 10 horas de formação antes de começar sózinho. O curso de iniciação além de ensinar as técnicas básicas, dará ao aluno uma evolução extremamente rápida e segura, permitindo alguma autonomia bastante cedo. As tecnicas cobertas nas primeiras aulas vão desde levantar e baixar o kite, o auto-resgate, montar o kite e prender as linhas, levantar o kite dentro de água, controlo da prancha, primeiros bordos e perceber o que faz voar o kite. Muito importante tambem, é que se aprende a evitar situações complicadas e, se necessário, a sair delas.

2. APRENDER A LEVANTAR E A POUSAR UM KITE EM SEGURANÇA.

Mais de 90% dos acidentes de kitesurf acontecem em terra, e a maior parte deles nos instantes seguintes a levantar ou pousar o kite. Depois de montar o kite e antes de o levantar, confirmar varias vezes as linhas seguindo sempre o mesmo método. Montar as linhas trocadas pode resultar em consequências fatais. Pedir ajuda a alguem para levantar o kite nem sempre é mais seguro que levantar o kite sózinho – certifica-te que essa pessoa sabe como fazê-lo, pois uma pessoa inexperiente que mal sabe segurar o kite e o liberta demasiado cedo, pode fazer com sejas arrastado pela praia fora, possivelmente por cima de objectos duros e/ou pessoas. Escolhe sempre o sitio mais seguro para levantar o kite. Depois de ter o kite no ar, demora-te o menos possivel na praia, pois dentro de água estarás sempre mais seguro.

3. NÃO FAÇAS KITESURF EM CONDIÇÕES ACIMA DO TEU NIVEL, E DEIXA MARGEM PARA FALHAS.

Nunca levantes um kite grande demais para o teu nivel. Certifica-te que sabes bem quanto vento aguentam os teus kites. Quanto maior é a potência do teu kite, menor é a margem de erro que tens. Melhor levantar um kite pequeno do que um grande. Certifica-te que o tamanho do teu kite é menor ou igual aos kites dos outros nas mesmas condições. Se tens duvidas, escolhe o mais pequeno.

4. CONFIRMA SEMPRE O TEU EQUIPAMENTO ANTES DE SAIR.

Certifica-te que as linhas não têm nós ou estão demasiado gastas. Linhas com nós acabam por partir prematuramente. Certifica que o teu kite, harnês, prancha e fato estão em boas condições. Falhas no teu equipamento dentro de água podem resultar em problemas mais complicados. Uma linha que rebente em terra poderá pôr o teu kite em spin loops na zona de potência, colocando-te em perigo a ti e aos outros.

5. MANTEM DISTÂNCIA ENTRE TI E TUDO AO TEU REDOR.

Deixar sempre uma margem razoável para erros. Como regra, deixar sempre no minimo dois comprimentos de linhas entre nós e outros objectos e pessoas. Um dos problemas do kitesurf é a falta de tempo e distância quando as coisa correm mal. Os kites são muito potentes e é dificil de pará-los rapidamente. Muitos acidentes graves podem ocorrer quando as pessoas são arrastadas pela areia e embatem em objectos duros.

6. CERTIFICA QUE TENS UM SISTEMA DE QUICK RELEASE A FUNCIONAR.

Certifica-te que o podes usar em qualquer situação. Alguns sistemas de mosquetões não são tão fiáveis como outros debaixo de imensa pressão – certificate que os que usas são especificos para kitesurf e que sabes usá-los sem hesitar, caso seja necessário.

7. AS LINHAS DE KITE SÃO PERIGOSAS.

Uma linha de kite enrolada á volta de um dedo ou de um membro pode resultar em cortes graves quando o kite está em potência. Desconecta, ou enrola as linhas na barra sempre que não estás a usar o kite e coloca areia suficiente em cima. As pessoas na praia podem tropeçar nas linhas fazendo levantar o kite com as linhas enroladas á sua volta. Nunca levantar o kite com pessoas ou animais a sotavento. Manter distâncias seguras entre pessoas e kites e, tentar sempre levantar os kites a downwind de pessoas e obstáculos.

8. APRENDE AS TÉCNICAS DE AUTO-RESGATE, E NUNCA TE AFASTES DEMASIADO QUE NÃO POSSAS NADAR PARA TERRA.

Certifica-te que sabes as técnicas de auto-resgate para regressares a terra. Poderás cair numa situação de vento muito fraco ou rotura de material e não poder levantar o kite. A técnica de auto-resgate ajuda-te a regressar a terra em segurança usando o teu kite como vela ou raft. Nunca te afastes demasiado que não possas nadar para terra, sobretudo perto do final do dia. Nunca navegues sózinho, mas se o fizeres assegura-te que informaste alguem de que irás para a água.

9. MANTER DISTÂNCIA SOBRE TODOS OS OUTROS UTILIZADORES DA ÁGUA.

Convem não fazer kitesurf entre surfistas, windsurfistas, ou banhistas. Fazer kite sempre a downwind destes, pois se algo corre mal estarão sempre a salvo. Não saltar em ondas em que não se tem a certeza de estar alguém atrás, pois se pode correr o risco de aterrar em cima de um surfista. Nas ondas e, entradas e saidas da praia, respeitar as regras de prioridade. Na duvida usar sempre o bom senso.

10. SABER OS SINAIS MANUAIS DE KITESURF.

Saber os sinais universais de socorro, e os sinais manuais básicos para kitesurf. Sinais de levantar e pousar o kite são essencias, pois usualmente quando o vento sopra existe dificuldade em ouvir se necessitamos de ajuda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito uteis estas informações. Obrigado pelas dicas.
ruisailorman.